sábado, 15 de novembro de 2008

VERDADEIRAS CORES

Tradução de uma da músicas mais lindas que já fizeram. Simples e delicada ao mesmo tempo. Acentuei do meu jeito, de como gostaria que ela se expressasse. Ela pode completar um pouco o post sobre preconceitos.



Você, com seus olhos tristes,não fique desanimado.
oh! Eu imagino que é difícil criar coragem num mundo cheio de gente.
você pode perder a visão de tudo,e a escuridão dentro de você
pode fazê-lo se sentir tão insignificante...

Mas eu posso ver suas cores verdadeiras brilhando sem parar, vejo suas cores verdadeiras,e é por isso que eu te amo.
Então, não tenha medo de deixá-las aparecer.
As suas cores verdadeiras...as cores verdadeiras são bonitas como um arco-íris.

Então, dê um sorriso pra mim, não fique triste, não me lembro quando foi a última vez que eu te vi sorrindo.
Se este mundo te deixar louco e você já não agüentar mais, ligue pra mim porque você sabe que estarei ao seu lado.

E eu verei suas cores verdadeiras brilhando sem parar.
Vejo suas cores verdadeiras e é por isso que eu te amo.
Então, não tenha medo de deixá-las aparecer as suas cores verdadeiras...
as cores verdadeiras são bonitas como um arco-íris.

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

PROGRAMAS INFANTIS: QUALIDADE OU EXAGERO ?

Documentário sobre os programas infantis exibidos nas TVs

POR QUE OS BONS MORREM JOVENS ?

"É tão estranho
Os bons morrem jovens
Assim parece ser
Quando me lembro de você
Que acabou indo embora
Cedo demais"...


As vezes me pergunto isso.
Por que as pessoas que amamos têm que ir embora?
Até hoje tenho o gosto do café, aquele que é passado por último (bem ralinho), adorava. Sempre tive você como minha segunda mãe, mesmo não parecendo, não demonstrando a importancia, você é e sempre será importante para nós.
Aquela mulher guerreira, acanhada, alegre e triste ao mesmo tempo.
Hoje você deve estar ai... ao lado de Deus, olhando por nós, porque sem dúvidas nenhuma, és um anjo. Você sempre foi abençoada, Deus sempre leva os melhores para ficar ao lado dele. Só que poderia ter levando de um jeito menos dolorido (não sei como), como a música mesmo fala: "Só não aprendi a perder
E eu que tive um começo feliz..." o resto de verdade não sei dizer, não sei mesmo. Só sei tia, (se pudesse...) que até hoje, sua falta doi tanto, doi saber que... que não haverá 'que'.
As vezes fico pensando, e mesmo no pensamendo é uma dor emensa, mesmo que isso não aconteceu (Graças a Deus, e ele permita que eu vá antes). Penso nos meninos, será que consigo ser forte como eles são? Tenho certeza que não, minha mãe é a coisa mais importante que tenho na vida. Mesmo sendo (ou parecendo) ser esta pessoa 'seca', 'forte', sou fraco, não aguentarei a dor. Ela é meu escudo e olha, já sou um velho.
Quem independentemente da idade, nunca quis se refugiar no colo da mãe nas horas dificeis?
Mãe, mesmo reclamando da 'pegação no pé', querer sempre me ter embaixo de suas asas, não quero nunca pensar em viver longe dessa proteção, deste colo que tenho certeza nunca me deixar desamparado.
Não sei porque me deu isso hoje, devo estar 'sensivel', carente, ou... só porque a tia Geralda veio na lembrança e bateu uma saudade, lembrei de todo meu carinho, lembrei de toda dor, do último adeus.

Acho que devo estar sensivel mesmo, pois neste momento como quero estar no colo da minha mãe, que não esta aqui agora, mas agradeço muito a Deus por ainda permitir que possa ter a presença dela ao meu lado.

Eu continuo aqui
Meu trabalho e meus amigos
E me lembro de você
Em dias assim
Dia de chuva
Dia de sol
E o que sinto não sei dizer...
Se não fosse a noite, não haveria estrelas pra contemplar;
O céu não passaria de um imenso e ofuscante clarão.
Depois da tempestade, é mais bela a travessia do mar.
Entende-se melhor a liberdade
Atrás das grades de uma prisão.
Quando a alegria vira tristeza, mais valor lhe damos;
Aprendemos coisas muito lindas, mesmo num duro caminho,
Quando perdemos uma bênção, mais a valorizamos.
E durante a noite escura,
sentimos Deus bem pertinho.

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

É PRECISO FAZER TESTES PARA COMPROVAR PRECONCEITOS?

Olhando os vídeos do famoso You Tube, encontrei um...comercial, sei lá. Não sei para que serviu este teste, mas é deprimente. Duas crianças se desmoralizando para todos verem, não acho que colocando este vídeo na internet. A intenção pode ser boa, mas como tudo que é jogado na internet pode ser interpretado de outra forma. Pessoalmente fiquei meio... sem saber o que dizer. Um psicólogo seria melhor para explicar, mas é visível que tudo isso é reflexo da sociedade, ou melhor, de uma sociedade medíocre que vem a séculos atrás. Crianças que já nascem aprendendo a serem preconceituosas, que pensam serem melhores... ou melhor, serem beeem melhores só porque seus olhos são verdes, azuis, marrom, qualquer cor, menos negro.

Mas quem nunca soltou uma piadinha de negro, ou ao menos riu de uma, que atire a primeira pedra! Pois é, acredito que ninguém. Mas preconceito não é apenas de brancos contra negros não, preconceito, é como o nome mesmo diz, uma idéia que julgamos precipitadamente. Podemos ser preconceituosos e ofender a outrem apenas com outra, olhar de julgador, de repreensão, condenação, intimidador ... rejeitador.

Não é preciso ser nenhum psicólogo para saber que crianças que se sentem rejeitadas, nunca serão pessoas felizes, levarão esse sentimento para toda vida. Por que ninguém gosta de ser 'bolo fofo', 'popotinha', 'cabelo sarara', 'viadinho', 'bichinha', 'neguinho', 'carvãozinho' e vários outros. Esses 'apelidos carinhosos' marcam de verdade, e para os perfeitinhos, os branquinhos de olhos azuis, cabelos lisinhos, sarados, nunca irão saber os estragos, que fizeram, ou farão para os 'anormais'.

Talvez este seja o maior mal de todos os tempos: adoração a aparências, pessoas morrendo, matando por não serem como queriam, como a amiguinha ou o amiguinho é. Mas como ninguém esta satisfeito com nada, nunca desconfiaria que aquela 'perfeição' em pessoa também quer parecer com outra pessoa que é mais perfeita que ela.

Vídeo com o "Teste do Racismo"