terça-feira, 4 de abril de 2006

COMO ESCREVER BEM PARA WEB

A internet como mídia é esta muito recente, e a maioria das pessoas que escrevem nela criam seus próprios estilos. E todos os bons escritores na web foram copiados. Mas até eles erravam, e seus erros também eram copiados.
O texto como escrever bem no estilo da web", de Steve Outing, dá muitas dicas de como fazer textos para web. Outing explica que os leitores olham os sites com outros olhos, como pouco interesse, com pouca atenção. E não é fácil ficar no mesmo site por muito tempo, então tudo tem que ser escrito da maneira mais explicativa e bem resumido.
Ele sugere que os parágrafos sejam mais curtos possível, e que não ultrapassem a 75 palavras, que as frases sejam curtas. Quanto maior o parágrafo, mais difícil fica a leitura, dificilmente o leitor completara a leitura.
Evite tentar enfeitar o texto, o leitor de Internet não esta interessado em belos e grandes textos, mas sim um texto claro e explicativo, de onde em pouco tempo ele terá toda informação que procura se seu parágrafo ficou grande, tente dividi-lo.
No jornalismo on-line evite usar metáforas, isso pode confundir o leitor, que pode pular de um parágrafo para outro e não entender nada. Quando estiver escrevendo para web, lembre-se que seu texto estará disposto para todo mundo de vários países diferentes, então seja ponderado.
Sempre que possível imprima seu textos e leia em voz alta de preferência para outras pessoas, pois nessa leitura os erros será facilmente cercados. Como diz o autor bem no final do livro, que ensinam como escrever bem para web, e se você estiver interessado em aprimorar seus conhecimentos corra à uma livraria e escolha o seu.