sexta-feira, 26 de junho de 2009

FENÔMENO MICHAEL JACKSON



A partir de agora, Jackson virará um Deus da música, o top dos tops, o símbolo mundial. Certo! Ele foi quase tudo isso mesmo, mas o que mais impressiona que até antes de ontem, ele era não somente símbolo da música, mas também símbolo de muitos escândalos.

A imprensa se banaliza e explora tanto as pessoas que às vezes causa vergonha, não só as do Brasil, mas de todo o mundo. Hoje depois de morto o homem é considerado uma perfeição em pessoa, todos os escândalos e vexames publicados pelos próprios meios que o afundaram, estão colocando lá perto de Deus hoje.

Sinceramente ele foi tarde. Não tenho nada contra o Jackson, apenas acredito que sua função aqui já acabou. Sempre achei ridículo ele querer voltar depois de não sei quantos anos fora da vida social, um artista tem que saber a hora de sair de cena, e a hora dele já passou mesmo. Suas obras ficarão para todo sempre, amém, apenas o criador... alias, muitas coisas ele nem criou, apenas “otimizou”, o cara tinha talento? Sim isso sem dúvidas, não seria hipócrita de negar isso, ele sempre vai ser um fenômeno. Mas melhor morrer como herói, do que como vilão, aqui ele já estava sendo vilão de várias histórias... estava tentando voltar ao mundo dos “contos de fadas”, ta bom! Estava quase conseguindo... mas, nem deu tempo.
Mudando de assunto...

Outro lado, o pessoal, que todos conheciam tão pouco podemos ver que mesmo tanto sucesso, tanto dinheiro... tanta fama. Alguém o viu com aparecia de feliz alguma época de sua vida pública? Pelo menos lendo um pouco sobre sua vida, há um tempo atrás, não muito antes dele morrer, logo após ele dizer que voltaria a fazer shows. Outro erro, estava estampado que os próximos shows seriam apenas por dinheiro, e a qualidade? E o carinho? E o amor pela música?

Quando falo que ele foi tarde, não foi pela pessoa, Michael Joseph Jackson , e sim o artista, Michael Jackson. A baixo colocarei um pouco de sua biografia, mas se aprofundarmos mais, podemos reparar que ele nunca viveu para ele mesmo, e sim para mostrar ou provar algo para todos. Provar que era capaz, provar que podia, provar que poderia virar uma coisa que não era, virar coisa que queria. Todas essas provas estão estampadas nas aparências, nos escândalos, no afastamentos a todos, isso é vida que alguém possa viver? Será que ele viveu mesmo?

Hoje posso falar que ele foi o “CARA”, teve a moral, mas... ele mesmo não aproveitou o que fez, por isso afundou do jeito que afundou. E acredito também que ele não precisaria voltar aos palcos para tentar subir novamente financeiramente. Quer coisa mais humilhante para uma pessoa do padrão de Jackson passar por isso?

Se pudesse falar alguma coisa para ele agora, falaria. Que ninguém poderá chegar perto do que ele fez até hoje, apesar de tudo ele conseguiu (não tudo, mas acredito que quase tudo) que ele pretendia fazer. Independentemente de qualquer coisa, sua estrela nos palcos da fama e do céu nunca se apagará. Agora vai brilhar onde quer que estiver.




BIOGRAFIA DE JACKSON
Michael Joseph Jackson (Gary, 29 de agosto de 1958 – Los Angeles, 25 de Junho de 2009) foi um cantor, compositor, ator, publicitário, escritor, produtor, diretor, dançarino, instrumentista e empresário estadunidense.
Começou a cantar e a dançar aos cinco anos de idade, iniciando-se na carreira profissional aos onze anos como vocalista dos Jackson 5; começou logo depois uma carreira solo em 1971, permanecendo como membro do grupo. Apelidado nos anos seguintes de "King of Pop" ("Rei da música Popular"), cinco de seus álbuns de estúdio se tornaram os mais vendidos mundialmente de todos os tempos: Off the Wall (1979), Thriller (1982), Bad (1987), Dangerous (1991) e HIStory: Past, Present and Future – Book I(1995). Lançou-se em carreira solo no início da década de 1970, ainda pela Motown, gravadora responsável pelo sucesso do grupo formado por ele e os irmãos. Em idade adulta, gravou o álbum mais vendido da história, Thriller[1];
No início dos anos 1980, tornou-se uma figura dominante na música rock[2] e música popular e o primeiro cantor afro-americano a receber exibição constante na MTV. A popularidade de seus vídeos musicais transmitidos pela MTV, como "Beat It", "Billie Jean" e "Thriller" são creditados como a causa da transformação do vídeo musical em forma de promoção musical e também de ter tornado o então novo canal famoso. Vídeos como "Black or White" e "Scream" mantiveram a alta rotatividade dos vídeos de Jackson durante a década de 1990. Foi o criador de um estilo totalmente novo de dança, utilizando especialmente os pés. Com suas performances no palco e clipes, Jackson popularizou uma série de complexas técnicas de dança, como o robot e o moonwalk. Seu estilo diferente e único de cantar, bem como a sonoridade de suas músicas influenciaram uma série de artistas nos ramos do hip hop, dance e R&B.
Jackson doou milhões de dólares durante toda sua carreira à causas beneficentes através da Dangerous World Tour, compactos voltados à caridade e manutenção de 39 centros de caridades. No entanto, outros aspectos da sua vida pessoal, como a mudança de sua aparência, principalmente a da cor de pele devido ao Vitiligo e geraram controvérsia significante a ponto de prejudicar sua imagem pública. Em 1993 foi acusado de abuso de crianças, mas a investigação foi arquivada devido a falta de provas e Jackson não foi a tribunal. Depois, casou-se e foi pai de três filhos, todos os quais geraram controvérsia do público. O cantor teve experiências com crises de saúde desde o início dos anos 90 e sofreu também comentários sobre sua situação financeira. Em 2005, Jackson foi julgado e absolvido das alegações de abuso infantil.

Um dos poucos artistas a entrarem duas vezes ao Rock And Roll Hall of Fame, seus outros prêmios incluem uma série de recordes certificados pelo Guinness World Records - um deles para Thriller como o álbum mundialmente mais vendido de todos os tempos - dezenove Grammys em carreira solo e seis Grammys com The Jacksons e 41 canções a chegar ao topo das paradas como cantor solo - e vendas que superam as 750 milhões de unidades mundialmente, sendo que alguns empresários da Sony já registram a incrível marca de mais de 1 bilhão[carece de fontes?]. Sua vida, constantemente nos jornais, somada a sua carreira de muito sucesso como rock superstar fez dele parte da história da música rock e cultura popular por mais de quatro décadas.[3] Nos últimos anos, foi citado como o homem mais conhecido mundialmente.





quinta-feira, 25 de junho de 2009

SAUDADES

SAUDADES


Em alguma outra vida,
devemos ter feito algo de muito grave,
Para sentirmos tanta saudade...
Trancar o dedo numa porta dói.
Bater com o queixo no chão dói.
Torcer o tornozelo dói.
Um tapa, um soco, um pontapé , doem.
Dói bater a cabeça na quina da mesa,
Dói morder a língua, dói cólica, cárie e pedra no rim.
Mas o que mais dói é a saudade.
Saudade de um irmão que mora longe,
Saudade de uma cachoeira da infância,
Saudade do gosto de uma fruta que não se encontra mais,
Saudade da tia Geralda que morreu, do amigo imaginário que nunca existiu,
Saudade de uma cidade,
Saudade da gente mesmo, que o tempo não perdoa.
Doem estas saudades todas.
Mas a saudade mais dolorida é a saudade de quem se ama.
Saudade da pele, do cheiro, dos abraços. Saudade da presença, e até da ausência consentida. Do boa noite... do bom dia!
Eu poderia ficar na Pampulha e ela em Confins, sem se verem, mas sabiam-se lá.
Você podia ir para o bar e ela pra faculdade, mas sabiam-se onde.
Você podia ficar o dia sem vê-la, ela sem vê-lo, mas sabiam-se amanhã.
Contudo, quando a distancia divide uma amizade sobra uma saudade que ninguém sabe como deter.
Saudade é basicamente não saber.
Não saber mais se ela continua chegando sempre atrasada.
Não saber se ela ainda usa aquele decote, se continua se maquiando.
Não saber se ela continua falando besteiras,e imitando as pessoas
Não saber se ela tem comido espetinho, se não tem dividido...
Se ela ainda tem histórias pra contar, se anda fazendo novos amigos...
Se continua tendo desejos, se arrumou um namorado.
Se continua amando Buenos Aires, se continua a dançar Saudade é não saber mesmo!
Não saber o que fazer com os dias que ficaram mais compridos,
Não saber como encontrar tarefas que lhe cessem o pensamento,
Não saber como frear as lágrimas diante de uma música,
Não saber como vencer a dor de um silêncio que nada preenche.
É não saber se ela está feliz, e ao mesmo tempo perguntar a todos os amigos por isso... (mesmo que indiretamente, tentar disfarçar, mas não conseguir)
É não querer saber se ela está mais magra, se ela está mais bela.
Saudade é não mais saber de quem se ama, e ainda assim doer.
Saudade é isso que eu estive sentido enquanto adaptava este texto.
E o que provavelmente estarei sentindo depois que acabar de fazer.