quinta-feira, 27 de agosto de 2009

MICROSOFT PEDE DESCULPA APÓS MUDAR RAÇA DE PERSONAGEM EM ANÚNCIO

Preconceito é um juízo preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude discriminatória perante pessoas, lugares ou tradições considerados diferentes ou "estranhos". Costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém, ou de um grupo social, ao que lhe é diferente. As formas mais comuns de preconceito são: social, racial e sexual[1].

De modo geral, o ponto de partida do preconceito é uma generalização superficial, chamada estereótipo. Exemplos: "todos os alemães são prepotentes", "todos os norte-americanos são arrogantes", "todos os ingleses são frios", "todos os baianos são preguiçosos", "todos os paulistas são metidos".

Observa-se então que, pela superficialidade ou pela estereotipia, o preconceito é um erro.

Entretanto, trata-se de um erro que faz parte do domínio da crença, não do conhecimento, ou seja ele tem uma base irracional e por isso escapa a qualquer questionamento fundamentado num argumento ou raciocínio.

Sei que meu comentário não tem muita coisa que condiz com o título, mas a intenção é essa mesma.

Recebi um e-mail , e essas frases mexeram mais comigo do que o próprio acontecido.
("A humanidade já superou isso".
"Não somos racistas"
“Estas são algumas das frases que circulam o mundo inteiro, e é claro, são ditas por brancos. De fato...” )

não vou comentar dela, mas sim do comentário que fizeram. Deixo bem claro que a intenção não é defender ninguém, apenas deixar um ponto de vista sobre preconceito, racismos.


“Londres, 26 ago (EFE).- O gigante da informática americano Microsoft teve que pedir desculpas depois que sua divisão polonesa mudou a raça de um dos personagens que apareciam em um anúncio promocional.


Nos Estados Unidos, os três personagens retratados sorrindo com o slogan "Dando poder a sua gente com os instrumentos de TI de que precisam" eram uma mulher - branca - e dois homens: um negro e outro asiático.




Foto exibida no site norte-americano da Microsoft.



Em sua versão para a Polônia, o rosto do negro, que ocupava o centro do anúncio, foi substituído pelo de um homem branco, sem mudar as roupas ou mesmo a mão do personagem que estava sobre a mesa, informa hoje o jornal britânico "The Guardian".




Imagem mostrada no site polonês da empresa.



COR E RAÇA

Os termos "cor" e "raça" são usados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no Censo Demográfico oficial do Brasil. O conceito de cor e raça classifica os brasileiros em: amarelos, brancos, indígenas, pardos e pretos.



A imagem notadamente alterada começou a circular na internet na terça-feira, mas, depois que alguém advertiu a Microsoft da troca, a empresa retirou o anúncio e iniciou uma investigação para localizar o responsável.


"Estamos analisando o ocorrido. Apresentamos desculpas e estamos em processo de retirar a imagem", declarou a Microsoft, em comunicado.


http://economia. uol.com.br/ ultnot/2009/ 08/26/ult1767u15 1088.jhtm ”





Acredito TODO MUNDO é racista, preconceituoso. Não existe uma pessoa que não seja. Você acha que estou mentindo?
Vejam bem. Você não fica com medo de uma pessoa mal vestida que se aproxima perto de você?
Você não fica meio receoso, quando esta passando na rua só, e vem alguém se aproximando?
Você conversa com mendigos, moradores de rua?
Você entra em favela?
Quando você esta numa “balada”, o que olha primeiro na outra pessoa?
Se você tiver um filho ou filha gay, como seria?
Se seu filho ou filha nascer com um problema físico... ou até mesmo mental?


Coloquei algumas questões, das dezenas que poderia colocar aqui também, mas só dessas que aqui estão, duvido que todas tenham sido favoráveis. Hoje o mais grave não é o racismo, e sim qualquer tipo de preconceito, por mais bobo que seja, são esses pequenos que fazem que tenhamos preconceitos que acabam se transformando em racismo, que eu entendo ser a mesma coisa.

Enquanto todos não pararmos de fazer um pré-conceito de tudo e de todos, usar a outra pessoas para se elevar (pessoalmente, fisicamente ou até moralmente), existirá o racismo, e todo tipo de ataque contra o outro, que pensamos serem inferior. Por que é preconceito, um “branco” chamar o outro de “preto”, e não é preconceito o negro chamar o branco de “branco”, eu posso me sentir ofendido de ser chamado de “branquelo” ( e sinto mesmo, não gosto de ser branquelo).

Então só para terminar este texto que já esta enorme, vou concluir o que quero dizer. Ainda estamos longe demais de acabar com qualquer tipo de discriminação, mas... acredito que estamos caminha, com passos curtos, mas estamos. Hoje o negro pode ter destaque, olha o Obama e outros que tem. Os gays já não estão sendo tão discriminado como antes, hoje um “homem” até conversa com um gay, sem medo dele ser confundido com outro, e idem para as lésbicas. Um deficiente já pode trabalhar com pessoas “normais”, não temos tanto medo de um mendigo, os bandidos estão usando terno, alguns usam os mais caros.

Pode ser que daqui algumas décadas, todos poderemos viver igualmente, uns com os outros, sem classe social, cor, sexo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário