quinta-feira, 13 de novembro de 2008

É PRECISO FAZER TESTES PARA COMPROVAR PRECONCEITOS?

Olhando os vídeos do famoso You Tube, encontrei um...comercial, sei lá. Não sei para que serviu este teste, mas é deprimente. Duas crianças se desmoralizando para todos verem, não acho que colocando este vídeo na internet. A intenção pode ser boa, mas como tudo que é jogado na internet pode ser interpretado de outra forma. Pessoalmente fiquei meio... sem saber o que dizer. Um psicólogo seria melhor para explicar, mas é visível que tudo isso é reflexo da sociedade, ou melhor, de uma sociedade medíocre que vem a séculos atrás. Crianças que já nascem aprendendo a serem preconceituosas, que pensam serem melhores... ou melhor, serem beeem melhores só porque seus olhos são verdes, azuis, marrom, qualquer cor, menos negro.

Mas quem nunca soltou uma piadinha de negro, ou ao menos riu de uma, que atire a primeira pedra! Pois é, acredito que ninguém. Mas preconceito não é apenas de brancos contra negros não, preconceito, é como o nome mesmo diz, uma idéia que julgamos precipitadamente. Podemos ser preconceituosos e ofender a outrem apenas com outra, olhar de julgador, de repreensão, condenação, intimidador ... rejeitador.

Não é preciso ser nenhum psicólogo para saber que crianças que se sentem rejeitadas, nunca serão pessoas felizes, levarão esse sentimento para toda vida. Por que ninguém gosta de ser 'bolo fofo', 'popotinha', 'cabelo sarara', 'viadinho', 'bichinha', 'neguinho', 'carvãozinho' e vários outros. Esses 'apelidos carinhosos' marcam de verdade, e para os perfeitinhos, os branquinhos de olhos azuis, cabelos lisinhos, sarados, nunca irão saber os estragos, que fizeram, ou farão para os 'anormais'.

Talvez este seja o maior mal de todos os tempos: adoração a aparências, pessoas morrendo, matando por não serem como queriam, como a amiguinha ou o amiguinho é. Mas como ninguém esta satisfeito com nada, nunca desconfiaria que aquela 'perfeição' em pessoa também quer parecer com outra pessoa que é mais perfeita que ela.

Vídeo com o "Teste do Racismo"

Nenhum comentário:

Postar um comentário