sexta-feira, 7 de maio de 2010

DIMINUINDO O ESTRESSE EM CINCO MINUTOS

O dia esta cada vez mais corrido, quando menos esperamos ele já acabou e não deu para fazer tudo o que tinha que ser feito. Você tem cinco minutos disponível do seu dia? Então faça que ele seja bem gasto.

De acordo com cientistas britânicos, com apenas cinco minutos de prática de exercícios físicos em ar livre diminui o estresse do dia-a-dia.
Pesquisadores da Universidade de Essex examinaram dados de 1.250 pessoas em dez estudos e encontraram rápidas melhoras no humor e na auto-estima entre aquelas que fazem essa pratica em áreas livres.

Eles analisaram atividades distintas, como caminhada, ciclismo, pesca, jardinagem, cavalgada e remo, em lugares como parques, jardins, fazendas e reservas naturais.
E ficou comprovado também que o impacto maior ocorre em pessoas mais jovens segundo pesquisa, publicada na revista especializadaEnvironmental Science and Technology.
O maior efeito sobre o bem-estar mental surgia em apenas cinco minutos, de acordo com os cientistas. Com o passar do tempo, os efeitos positivos continuavam aparentes, mas tinham menor magnitude.

O efeito era ainda maior se o local do exercício também tivesse água, como um lago ou um rio. Para Jules Pretty, um dos autores do estudo, pessoas geralmente sedentárias, estressadas, deprimidas ou com problemas de saúde mental seriam as mais beneficiadas por atividades ao ar livre.

Um comentário:

  1. Fabrício7/5/10 14:00

    Tarde boa! Achei uma ótima dica.
    Na ausência de um espaço físico eu tento parar tudo por alguns minutos, inspirar e expirar o ar que respiro e pausadamente mentalizar algum ambiente que me dê uma sensação de tranquilidade.

    Fica a minha dica também!

    Abraço xará.

    ResponderExcluir