quinta-feira, 6 de maio de 2010

O OUTRO LADO DA VIDA SAUDAVEL




Por mais que os jovens aderem uma dieta mais saudável, os vegetarianos podem estar correndo o maior risco de distúrbios alimentares.
Pesquisadores americanos observaram que adolescentes e adultos vegetarianos, consomem mais frutas e vegetais tem menor probabilidade de serem obesos. O problema é que apesar dessa “vida saudável”, pode esconder um perigo, os vegetarianos estão sob o maior risco de compulsão alimentar, e os que deixaram de ser vegetariano, podem mudar de lado e ir para uma alimentação pouco saudável e passarem a se alimentar errado, podendo perder o controle do seu peso.
Pesquisadores da University of Minnesota e University of Texas, analisaram as dietas, peso, métodos para controlar o peso, uso de drogas e álcool de 2.516 adolescentes e adultos jovens, entre 15 e 23 anos.

Os participantes foram classificados como vegetarianos (4,3%), ex-vegetarianos (10,8%) e não-vegetarianos (84,9%) e depois divididos em dois grupos: adolescentes (15-18 anos) e adultos jovens (19-23 anos).

Eles foram questionados sobre apetite insaciável e se eles sentiam uma perda de controle sobre seus hábitos alimentares. Comportamentos mais extremos de controle de peso incluíam tomar medicamentos para emagrecer, induzir vômitos, usar laxativos e usar diuréticos.

Os autores descobriram que entre os mais jovens, não houve diferenças estatísticas significativas em relação ao peso. Entre os mais velhos, os vegetarianos tinham um IMC menor e probabilidade menor de ter sobrepeso ou obesidade quando comparados aos não-vegetarianos. Entre os mais jovens, um percentual mais elevado de ex-vegetarianos que relataram adotar métodos mais extremos para controlar o peso quando comparados aos vegetarianos e não-vegetarianos. Entre os participantes mais jovens, um maior percentual de vegetarianos e ex-vegetarianos relataram compulsão alimentar com perda de controle quando comparados aos não-vegetarianos. Nos mais velhos, um maior percentual de vegetarianos relataram compulsão alimentar com perda de controle quando comparados aos ex-vegetarianos e não-vegetarianos.

Segundo Ramona Robinson-O'Brien, professora-assistente do Nutrition Department, College of Saint Benedict and Saint John's University, "os resultados do estudo indicam que seria benéfico os médicos verificarem se os adolescentes e adultos jovens são vegetarianos quando forem avaliar o risco de distúrbios de alimentação. Além disso, quando orientarem adolescentes e adultos jovens vegetarianos sobre nutrição, também pode ser importante investigar os motivos individuais para escolher uma dieta vegetariana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário